Notícias
Cescage promove a I Jornada Jurídico-Penal de Direito
- 30 de abril de 2024
- Posted by: Juliana Lacerda
- Category: Noticias
Evento reuniu comunidade acadêmica por 3 dias de muito aprendizado
Entre os dias 24 e 26 de abril o curso de Direito do Cescage teve a honra de realizar a I Jornada Jurídico-Penal, que contou com a ilustre presença de grandes convidados, visando promover um debate muito importante na área do direito penal, contribuindo grandemente na formação dos nossos estudantes.
Logo no primeiro dia de evento, recebemos a principal equipe de delegados da 13ª Subdivisão Policial de Ponta Grossa e dos Campos Gerais, para falarmos sobre a legislação penal e a sua aplicação no dia a dia da segurança pública em nossa região. O Delegado Chefe da subdivisão, Dr. Nagib Nassif Palma, frisa a importância e necessidade do estudo desta área para o funcionamento da polícia:
“Para se fazer um bom trabalho policial a parte jurídica é fundamental, já que é a ação policial no meio jurídico, seguindo o regramento na ação e direcionando as investigações para o poder judiciário, permitindo assim que a acusação e denúncia seja feita junto ao ministério público, e que também a defesa do acusado faça o seu trabalho”, explica Nagib.
A Coordenadora do curso de Direito do Cescage, Dra. Marcialina de Fátima Leal, conta que experiências como essas fazem o acadêmico refletir sobre a área a qual irá seguir: “me sinto realizada em poder compartilhar esses momentos de aprendizado, recebendo profissionais que atuam na área jurídica. Quando o acadêmico tem esta oportunidade, um leque de possibilidades se abre, e ele poderá refletir se prefere advogar ou prestar concurso público, sendo muitas as possibilidades”, conclui a professora.
O Delegado Dr. Derick Moura Jorge, um dos convidados da noite, reitera esta forte ligação entre o Direito e a área policial: “A carreira de delegado de polícia é a única que mescla a atividade jurídica, científica e intelectual com a atividade operacional policial, e o delegado é o profissional que tem contato imediato com todos os conflitos. Dessa forma, ele precisa entender as normas que existem em nosso sistema, para conseguir ditar qual é a solução mais adequada para o conflito, além de ir às ruas para dar cumprimento a essas ordens, os mandados de prisão e de busca, coordenar operações”, frisa o delegado.
O Professor da Disciplina de Direito Penal, Me. Mário Elias Soltoski Júnior, expõe sua opinião sobre um evento desta magnitude na integridade do aprendizado da disciplina: “O Direito tem opções gigantescas, e os acadêmicos precisam ter contato com todas essas possibilidades para poder fazer a sua opção no futuro. Um evento com a equipe de policiais civis de nossa cidade, que faz um trabalho excepcional, sem sombra de dúvidas vai auxiliar esses acadêmicos a verificarem como é esta carreira policial”, pontua o professor.
O segundo dia de evento teve a presença do Diretor da Cadeia Pública Hildebrando de Souza, Jean Carlos Fogaça, que compartilhou com os acadêmicos a sua experiência de reorganização e de mudanças na penitenciária. Por meio de relatos e imagens das novas medidas de melhoramento e atualização do sistema da cadeia, o Diretor colaborou de forma excepcional demonstrando seus trabalho e respondendo às perguntas dos estudantes de Direito e de Psicologia que estavam presentes.
Fogaça reitera que “a abordagem das diretrizes da nossa Instituição de Polícia Penal desempenha um aprendizado significativo na formação dos acadêmicos de Direito e de Psicologia. Esse envolvimento proporciona uma compreensão mais ampla e profunda sobre as complexidades e desafios enfrentados pelo sistema prisional, e diferente do que muitos – importantes – livros didáticos podem oferecer, a experiência prática e o debate acadêmico permitem aos estudantes uma visão mais crítica e realista das políticas penais e de suas implicações na sociedade”, afirma o Diretor.
O Cescage parabeniza a todos os organizadores deste grande evento, e agradece o comprometimento de todos os participantes para com a educação e difusão de conhecimento!