Comissão Própria de Avaliação

Comissão Própria de Avaliação

A CPA – Comissão Própria de Avaliação – é o órgão responsável pelo processo de auto-avaliação da Instituição de Ensino. Criada pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES – foi estabelecida pela Lei Federal nº 10.861, de 14 de abril de 2004, com o objetivo de assegurar o processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, dos cursos de graduação e o processo do desempenho acadêmico de seus estudantes.

Este material visa tornar pública a história da CPA do CESCAGE e contribuir como instrumento informativo e de conscientização da importância da participação dos acadêmicos no processo de auto-avaliação interna.

Avaliar de forma consciente é uma tarefa que compete à comunidade acadêmica e também à sociedade. O objetivo deve ser de contribuir para superar visões parciais da realidade avaliada, visando a melhoria da qualidade dos serviços oferecidos. Enquanto finalidade, cada participante/avaliador contribui de forma decisiva no processo de desenvolvimento e crescimento da Instituição.

Presidente
Profº. Ms. Rodrigo Adamshuk Silva
rodrigo.adamshuk@cescage.edu.br

Vice-Presidente
Marcia Regina Werner Schneider Abdala
marcia.abdala@cescage.edu.br

Representantes do Corpo Docente
Profª. Drª. Marcialina de Fátima Leal do Valle
(Docente representante da área de Ciências Sociais e Humanas)
mar.sall@uol.com.br

Prof. Esp. Elton Jorge Vilela Matos
(Docente representante das áreas de Saúde)
elton.matos@cescage.edu.br

Prof. Ms. André Trentin Scremin
(Docente representante da área de Ciências Agrárias, Engenharia e Tecnologia)
andre.trentim@cescage.edu.br

Profª. Pós Dra. Fabíola Bevervanço Zdepski
(Docente representante da Pós-graduação)
fabiola.zdepski@cescage.edu.br

Representantes do Corpo Técnico-Administrativo
João Batista Costa
joao.costa@cescage.edu.br

Lindenalva Feltrim Catelli
lindenalva@cescage.edu.br

Representantes do Corpo Discente
Vinícius Alex de Ramos
(Discente representante da área de Ciências Sociais e Humanas)
2019100544@cescage.edu.br

Cleyson José Crovador
(Discente representante da área de Saúde)
2017100603@cescage.edu.br

Arilene Bueno de Camargo de Oliveira
(Discente da Área de Ciências Agrárias, Engenharia e Tecnologia)
arigpp@hotmail.com

Representantes da Sociedade Civil Organizada
Claudete Joli
(Advogada)
claudetejoli@gmail.com

Marivalda Zenny
(Funcionária Pública)
marivaldazeny2009@hotmail.com

A Diretora Geral das Faculdades Integradas dos Campos Gerais, Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da Instituição, de conformidade com o Artigo 6º do Regimento Interno da Comissão Própria de Avaliação (CPA), e pela deliberação unânime da reunião plenária do CONSEPE realizada no dia 25 de março de 2021, aprovando os integrantes da CPA – Comissão Própria de Avaliação das Faculdades Integradas dos Campos Gerais do CESCAGE.

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A Diretora Geral das Faculdades Integradas dos Campos Gerais, Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da Instituição, de conformidade com o Artigo 6o do Regimento Interno da Comissão Própria de Avaliação (CPA), e pela deliberação unânime da reunião plenária do CONSEPE realizada no dia 04 de novembro de 2020, aprovando os integrantes da CPA – CESCAGE.

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O Diretor Acadêmico das Faculdades Integradas dos Campos Gerais, Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da Instituição, de conformidade com o Parágrafo único do Artigo 20 do Regimento Unificado da Instituição, e pela deliberação unânime da reunião plenária do CONSEPE, realizada no dia 14 de setembro de 2016, aprovando alterações no Regimento Interno da Comissão Própria de Avaliação, ad referendum do Conselho Superior de Administração da Instituição

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O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 84, inciso IV, da Constituição, e tendo em vista o disposto nos arts. 11 e 12 do DecretoLei nº 200, de 25 de fevereiro de 1967.

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Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei.

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A Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES) comunica que as propostas de auto-avaliação institucional deverão ser encaminhadas à DEAES/INEP, por via eletrônica, para o endereço-e: cpa@inep.gov.br.

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Designação da Professora Rosa Cristina Hoffmann como Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação das Faculdades Integradas dos Campos Gerais.

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O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições, tendo em vista a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996; a Lei no 10.172, de 9 de janeiro de 2001; a Lei no 10.861, de 14 de abril de 2004; a Lei no 10.870, de 19 de maio de 2004; o Decreto no 3.860, de 9 de julho de 2001; o Decreto no 5.159, de 28 de julho de 2004; a Portaria no 2.051, de 9 de julho de 2004 e, considerando a necessidade de instituir um modelo de gestão que propicie a administração integrada e resolutiva dos processos de avaliação e regulação das instituições e dos cursos de educação superior do Sistema Federal de Ensino Superior, resolve.

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Regulamenta os procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído na Lei no 10.861, de 14 de abril de 2004.
O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso da atribuição que lhe confere o artigo 14 da Lei no 10.861, de 14 de abril de 2004, resolve.

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Designação da Professora Rosa Cristina Hoffmann como Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação das Faculdades Integradas dos Campos Gerais.

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O Presidente da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior – CONAES, no uso de suas atribuições legais, e tendo em vista o disposto no art. 6º a Lei 10.861/04 e nos art. 3º e 12 da Portaria 2.051/04 do Ministério da Educação, resolve.

[ult_buttons btn_title=”SAIBA MAIS” btn_link=”url:http%3A%2F%2Fcescage.edu.br%2Fsite%2Fwp-content%2Fuploads%2F2018%2F07%2FRESOLUCAO-CONAES-001-2005.pdf||target:%20_blank|” icon_size=”32″ btn_icon_pos=”ubtn-sep-icon-at-left”]

Este artigo tem por objetivo principal apresentar o resultado de uma pesquisa de natureza exploratória, sob a visão de diversos autores que destacam a aplicação estratégica da Avaliação Institucional no planejamento participativo e no aprimoramento da qualidade institucional. Delineado num estudo de caso das Faculdades Integradas dos Campos Gerais – CESCAGE.

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Este artigo tem como objetivo geral realizar uma pesquisa exploratória com base num estudo de caso relacionado à pesquisa de clima organizacional junto aos docentes de uma Instituição de Ensino Superior. Assim como o planejamento estratégico e a tecnologia de informação, entre outros que contribuem para os Administradores lidarem com os problemas do cotidiano das organizações, o diagnóstico de clima organizacional numa Instituição de Ensino Superior traz contribuições valiosas para o aperfeiçoamento da qualidade do ensino.

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O presente trabalho buscou analisar as percepções dos colaboradores técnico administrativos das Faculdades Integradas dos Campos Gerais do estado do Paraná, nos aspectos de relacionamento interpessoal, sentido de realização e sistema de recompensas, existentes no contexto de trabalho em que realizam seu exercício profissional.

[ult_buttons btn_title=”SAIBA MAIS” btn_link=”url:http%3A%2F%2Fcescage.edu.br%2Fsite%2Fwp-content%2Fuploads%2F2018%2F07%2FARTIGOS-3.pdf||target:%20_blank|” icon_size=”32″ btn_icon_pos=”ubtn-sep-icon-at-left”]

A CPA das Faculdades Integradas dos Campos Gerais vem aprimorando constantemente os instrumentos e práticas de autoavaliação. Sempre haverá o que ser criado, redefinido e redirecionado com um olhar no futuro e no projeto que vem sendo modificado de acordo com as necessidades institucionais.

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A Autoavaliação Institucional é um mecanismo essencial de organização e gestão dos sistemas de ensino, pois visa a obtenção de dados qualitativos e quantitativos sobre os alunos, os professores, a estrutura organizacional, os recursos físicos e materiais, as práticas de gestão, a produtividade dos cursos e dos professores, possibilitando emitir juízos valorativos e tomar decisões em relação ao desenvolvimento da instituição. Essa modalidade de avaliação está centrada na obtenção de dados e informações para mensurar e aprimorar a eficiência e eficácia dos sistemas de ensino.

[ult_buttons btn_title=”SAIBA MAIS” btn_link=”url:http%3A%2F%2Fcescage.edu.br%2Fsite%2Fwp-content%2Fuploads%2F2021%2F12%2FPROJETO-AUTOAVALIACAO-INSTITUCIONAL-2021.pdf||target:%20_blank|” icon_size=”32″ btn_icon_pos=”ubtn-sep-icon-at-left”]

A Autoavaliação Institucional é um mecanismo essencial de organização e gestão dos sistemas de ensino, pois visa a obtenção de dados qualitativos e quantitativos sobre os alunos, os professores, a estrutura organizacional, os recursos físicos e materiais, as práticas de gestão, a produtividade dos cursos e dos professores, possibilitando emitir juízos valorativos e tomar decisões em relação ao desenvolvimento da instituição. Essa modalidade de avaliação está centrada na obtenção de dados e informações para mensurar e aprimorar a eficiência e eficácia dos sistemas de ensino.

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A Autoavaliação Institucional é um mecanismo essencial de organização e gestão dos sistemas de ensino, pois visa a obtenção de dados qualitativos e quantitativos sobre os alunos, os professores, a estrutura organizacional, os recursos físicos e materiais, as práticas de gestão, a produtividade dos cursos e dos professores, possibilitando emitir juízos valorativos e tomar decisões em relação ao desenvolvimento da instituição. Essa modalidade de avaliação está centrada na obtenção de dados e informações para mensurar e aprimorar a eficiência e eficácia dos sistemas de ensino.

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Considerando que o Sistema de Educação Federal necessita de regulação orgânica fundada em princípios contemporâneos e respeitando o disposto na Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, o presente projeto visa estabelecer as diretrizes para o processo de Avaliação Institucional do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais – CESCAGE.

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Considerando que o Sistema de Educação Federal necessita de regulação orgânica fundada em princípios contemporâneos e respeitando o disposto na Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, o presente projeto visa estabelecer as diretrizes para o processo de Avaliação Institucional do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais – CESCAGE.

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Considerando que o Sistema de Educação Federal necessita de regulação orgânica fundada em princípios contemporâneos e respeitando o disposto na Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, o presente projeto visa estabelecer as diretrizes para o processo de Avaliação Institucional do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais – CESCAGE.

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Considerando que o Sistema de Educação Federal necessita de regulação orgânica fundada em princípios contemporâneos e respeitando o disposto na Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, o presente projeto visa estabelecer as diretrizes para o processo de Avaliação Institucional do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais – CESCAGE.

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Considerando que o Sistema de Educação Federal necessita de regulação orgânica fundada em princípios contemporâneos e respeitando o disposto na Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, o presente projeto visa estabelecer as diretrizes para o processo de Avaliação Institucional do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais – CESCAGE.

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A avaliação institucional interna – autoavaliação faz parte do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior – SINAES, trata-se de um processo permanente de autoconhecimento, visando a obtenção de dados qualitativos e quantitativos e informações relacionados com a eficiência e a eficácia dos sistemas de ensino, e possibilita à Instituição de Ensino Superior – IES uma análise crítica de suas ações e de seu processo de desenvolvimento.

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Este relatório contempla as informações e ações desenvolvidas pela CPA no ano de 2019, de acordo com seu Plano de Trabalho (APÊNDICE A) explicitando uma análise global em relação ao PDI e aos cinco eixos que contemplam as dez dimensões dispostas no art. 3° da Lei N° 10.861, que institui o SINAES, de acordo com as atividades acadêmicas e de gestão. No final do relatório é apresentado o plano de ações de melhorias que a IES está executando. Está estruturado em cinco seções, sendo a primeira esta Introdução.

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A Avaliação Institucional é uma função primordial do sistema de organização e gestão escolar e universitária. Esta avaliação visa para a obtenção de dados qualitativos e quantitativos sobre os alunos, os professores, a estrutura organizacional, os recursos físicos e materiais, as práticas de gestão, a produtividade dos cursos e dos professores com o objetivo de emitir juízos valorativos e tomar decisões em relação ao desenvolvimento da instituição. Essa modalidade de avaliação está centrada na obtenção de dados e informações relacionados com a eficiência e a eficácia dos sistemas de ensino.

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A Avaliação Institucional é uma função primordial do sistema de organização e gestão escolar e universitária. Esta avaliação visa para a obtenção de dados qualitativos e quantitativos sobre os alunos, os professores, a estrutura organizacional, os recursos físicos e materiais, as práticas de gestão, a produtividade dos cursos e dos professores com o objetivo de emitir juízos valorativos e tomar decisões em relação ao desenvolvimento da instituição. Essa modalidade de avaliação está centrada na obtenção de dados e informações relacionados com a eficiência e a eficácia dos sistemas de ensino.

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A Avaliação Institucional é uma função primordial do sistema de organização e gestão escolar e universitária. Esta avaliação visa para a obtenção de dados qualitativos e quantitativos sobre os alunos, os professores, a estrutura organizacional, os recursos físicos e materiais, as práticas de gestão, a produtividade dos cursos e dos professores com o objetivo de emitir juízos valorativos e tomar decisões em relação ao desenvolvimento da instituição. Essa modalidade de avaliação está centrada na obtenção de dados e informações relacionados com a eficiência e a eficácia dos sistemas de ensino.

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A Avaliação Institucional é uma função primordial do sistema de organização e gestão escolar e universitária. Esta avaliação visa para a obtenção de dados qualitativos e quantitativos sobre os alunos, os professores, a estrutura organizacional, os recursos físicos e materiais, as práticas de gestão, a produtividade dos cursos e dos professores com o objetivo de emitir juízos valorativos e tomar decisões em relação ao desenvolvimento da instituição. Essa modalidade de avaliação está centrada na obtenção de dados e informações relacionados com a eficiência e a eficácia dos sistemas de ensino.

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A Avaliação Institucional é uma função primordial do sistema de organização e gestão escolar e universitária. Esta avaliação visa para a obtenção de dados qualitativos e quantitativos sobre os alunos, os professores, a estrutura organizacional, os recursos físicos e materiais, as práticas de gestão, a produtividade dos cursos e dos professores com o objetivo de emitir juízos valorativos e tomar decisões em relação ao desenvolvimento da instituição. Essa modalidade de avaliação está centrada na obtenção de dados e informações relacionados com a eficiência e a eficácia dos sistemas de ensino.

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A Avaliação Institucional é uma função primordial do sistema de organização e gestão escolar e universitária. Esta avaliação visa para a obtenção de dados qualitativos e quantitativos sobre os alunos, os professores, a estrutura organizacional, os recursos físicos e materiais, as práticas de gestão, a produtividade dos cursos e dos professores com o objetivo de emitir juízos valorativos e tomar decisões em relação ao desenvolvimento da instituição. Essa modalidade de avaliação está centrada na obtenção de dados e informações relacionados com a eficiência e a eficácia dos sistemas de ensino.

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A Avaliação Institucional é uma função primordial do sistema de organização e gestão escolar e universitária. Esta avaliação visa para a obtenção de dados qualitativos e quantitativos sobre os alunos, os professores, a estrutura organizacional, os recursos físicos e materiais, as práticas de gestão, a produtividade dos cursos e dos professores com o objetivo de emitir juízos valorativos e tomar decisões em relação ao desenvolvimento da instituição. Essa modalidade de avaliação está centrada na obtenção de dados e informações relacionados com a eficiência e a eficácia dos sistemas de ensino.

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MEC – Ministério da Educação e Cultura
http://www.mec.gov.br

INEP – Instituto de Estudos Educacionais Anísio Teixeira
http://www.inep.gov.br

CONAES – Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior
http://portal.mec.gov.br/conaes/

[ult_buttons btn_title=”Mais” btn_link=”url:http%3A%2F%2Fcescage.edu.br%2Fsite%2Fwp-content%2Fuploads%2F2021%2F02%2FPLANO-DE-TRABALHO-DA-COMISSAO-PROPRIA-DE-AVALIACAO-CPA-2021.pdf||target:%20_blank|” icon_size=”32″ btn_icon_pos=”ubtn-sep-icon-at-left”] [ult_buttons btn_title=”Mais” btn_link=”url:http%3A%2F%2Fcescage.edu.br%2Fsite%2Fwp-content%2Fuploads%2F2021%2F02%2FPLANO-DE-TRABALHO-DA-COMISSAO-PROPRIA-DE-AVALIACAO-CPA-2020.pdf||target:%20_blank|” icon_size=”32″ btn_icon_pos=”ubtn-sep-icon-at-left”]
[ult_buttons btn_title=”Mais” btn_link=”url:http%3A%2F%2Fcescage.edu.br%2Fsite%2Fwp-content%2Fuploads%2F2019%2F08%2FPLANO-DE-TRABLAHO-DA-CPA-PARA-2019.pdf||target:%20_blank|” icon_size=”32″ btn_icon_pos=”ubtn-sep-icon-at-left”]

2020

2019

2018