Notícias
Docente do Cescage é aprovada no Mestrado da Universidade Tuiuti do Paraná
- 10 de dezembro de 2018
- Posted by: Juliana Lacerda
- Category: Assessoria de Imprensa Noticias
A professora de Psicologia e Direito das Faculdades Cescage, Flaviane Schiebelbein foi aprovada para ingresso no Mestrado em Psicologia Forense da Universidade Tuiuti do Paraná. A docente possui graduação em Direito e em Psicologia e pós-graduação em Ciências Criminais. “O mestrado visa compreender o comportamento desenvolvido dentro de ambientes regulados juridicamente, assim como da evolução dessas regulamentações jurídicas e de como os grupos sociais desenvolvem-se nesse processo, a partir de uma discussão ampla e crítica de como se constituem os discursos teóricos e as práticas de intervenção, buscando ferramentas de trabalho inter e transdisciplinar, a serviço dos sistemas de justiça”, contou.
O Mestrado na área de Psicologia Forense da Universidade Tuiuti do Paraná foi aprovado em 30/09/2010. A CAPES autorizou o funcionamento do Mestrado em Psicologia da UTP por reconhecer o potencial inovador das pesquisas desenvolvidas. Os alunos desenvolvem projetos de pesquisa, vinculados às linhas de pesquisa em sua área de concentração – Psicologia Forense e Psicologia Social e Saúde, tendo por objetivo formar docentes e profissionais com repertório em pesquisa, aptos a construir conhecimento científico útil para a solução dos problemas decorrentes das várias áreas de atuação do psicólogo forense, nos mais variados contextos dos sistemas de justiça.
Os docentes do Mestrado em Psicologia participam de várias comissões vinculadas ao desenvolvimento de políticas públicas voltadas às linhas de pesquisas do Programa, a saber: Comissão de apoio às vitimas de Crime da OAB, Comitê Técnico de Saúde Integral da População LGBT do Estado do Paraná e Conselho Nacional de Combate à Discriminação de LGBT (CNCD/LGBT), Comissão de Estudos sobre Violência de Gênero (CEVIGE-OAB/PR. Os docentes são convidados a participar destas comissões em função da possibilidade de colaboração decorrentes de sua formação científica.
O Núcleo de Pesquisa e Intervenção em Psicologia Forense – NuFor foi criado em 1º de Setembro de 2011 (CONSEPE ATA 02/2011) tem por finalidade realizar atendimentos clínicos forenses aos conveniados e população em geral. As atividades do NUFOR são orientadas pelas professoras Giovana Veloso Munhoz da Rocha e Paula Inez Cunha Gomide, da área de Concentração em Psicologia Forense. Os estudos do NuFor referem-se a violência doméstica, alienação parental, mediação, comportamento antissocial, questões de guarda, adolescentes em conflito com a lei, violência sexual, assédio moral, crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional, mulheres encarceradas, práticas educativas de risco, dentre outros.