Notícias
Animais também podem ser terapeutas e ajudar no tratamento de doenças
- 21 de setembro de 2018
- Posted by: Juliana Lacerda
- Category: Adverisement
Não é novidade para ninguém que a presença de animais na vida das pessoas é uma experiência de muito amor, carinho e dedicação, mas esse contato, quando aliado a diferentes áreas do conhecimento, pode ser também uma alternativa em tratamentos de saúde. Exemplo disso é a Terapia Assistida por Animais (TAA), recurso onde um animal é co-terapeuta e auxilia os pacientes a atingir objetivos propostos para melhoria de vida.
Desenvolvido a partir do trabalho de uma equipe multidisciplinar, a TAA tem apresentado resultados eficazes para o tratamento de diferentes deficiências e problemas de desenvolvimento, comprometimentos emocionais, dificuldades de aprendizagem, entre outros, e pode ser adequada a qualquer faixa etária.
Mascotes da Alegria
Desde maio de 2010, o Programa Mascotes da Alegria, projeto do setor de Extensão e Pesquisa das Faculdades Cescage, promove a realização de intervenções assistidas por animais na cidade de Ponta Grossa. O grupo atende crianças, adolescentes, adultos e idosos que demonstrem interesse e motivação pelo contato com animais e, também, atua na terapia, auxiliando pessoas com deficiência, deformidades faciais e crianças com dificuldade de aprendizagem.
Ao longo dos oito anos de funcionamento, o projeto atendeu mais de 3 mil pessoas, com a ajuda de cães, gatos e pets exóticos. Atualmente, contribuem no projeto 53 membros e seus animais. No Programa Mascotes da Alegria, os animais que participam das ações são avaliados com base em critérios sanitários e comportamentais estabelecidos pela médica veterinária responsável. O acompanhamento é realizado em todas as sessões de atividade e educação assistida por animais.
Essa prática auxilia no ensino do bem-estar para aos alunos, crianças e adolescentes que mantém contato e relação com o projeto. A atividade é garantia de bem-estar também para os animais, que com o contato com as pessoas ficam livres de estresse, angústias e medo.
No segundo semestre de 2018, o programa trabalha com as temáticas “Amor se aprende na escola”, sobre educação ambiental, com atendimento a crianças e adolescentes de Ponta Grossa e região, e o projeto “Sorrir, relaxar e amar”, a partir da neuropediatria com animais.
O projeto é aberto a todos os estudantes e colaboradores das Faculdades Cescage e comunidade externa. A participação pode ser feita através de visitas às instituições ou “emprestado” o animal para a realização terapêutica.