Notícias
Alunos de Farmácia fazem Júri Simulado sobre o medicamento Talidomida
- 3 de outubro de 2018
- Posted by: Juliana Lacerda
- Category: Assessoria de Imprensa
Os acadêmicos do 7º período de Farmácia das Faculdades Cescage, realizaram ontem (02), um Júri Simulado sobre o medicamento Talidomida. Os alunos foram divididos entre advogados de defesa e acusação, testemunhas, plateia e a professora Ângela Góes Cardozo foi a juíza. “O trabalho foi bem interessante para os alunos que estudam acusações e defesas e exercitam seu conhecimento”, disse a professora.
Talidomida, é um medicamento que foi desenvolvido em 1954 na Alemanha. A princípio foi desenvolvido como um sedativo. Entretanto, quando essa fórmula passou a ser comercializada em 1957, houve a ocorrência de milhares de casos de Focomelia, ou seja, uma síndrome caracterizada pelo encurtamento dos membros junto ao tronco do feto – devido a ultrapassar a barreira placentária e interferir na sua formação. Se a fórmula for administrada durante a gestação pode provocar graves deficiências na coluna vertebral, auditivas, visuais e, em casos mais raros, deformidades no tubo digestivo e problemas cardíacos.
Em 1961 descobriu-se que a ingestão de um único comprimido nos três primeiros meses de gestação ocasiona a Focomelia. De posse da informação e constatação imediatamente a fórmula foi retirada do mercado mundial de consumo. Contudo, quatro anos depois, descobriu-se benefícios no tratamento de estados reacionais em Hanseníase (antigamente conhecida popularmente como lepra). Desde então, vem se descobrindo inúmeras utilizações para a fórmula, por exemplo, tratamento de Lúpus, AIDS, doenças crônico-degenerativas como o câncer e o transplante de medula.