Notícias
4 livros para ler no Dia Nacional do Livro
- 26 de outubro de 2018
- Posted by: João Batista Costa Filho
- Category: Blog
Todo 29 de outubro comemora-se o Dia Nacional do Livro, uma das invenções mais enriquecedoras já feitas. A data celebra a importância dos livros e da leitura na vida das pessoas.
O Dia Nacional do Livro faz referência a data de fundação da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, fundada em 1810, pela Coroa Portuguesa. Na época, o local recebeu um grande acervo da Real Biblioteca Portuguesa. No Brasil, o primeiro livro editado foi a obra “Marília de Dirceu”, de Tomás Antônio Gonzaga, em 1808.
Em comemoração à essa data muito especial, separamos quatro livros da literatura nacional para você conhecer. Confira:
1. Dom Casmurro (Machado de Assis)
Publicado originalmente em 1899, Dom Casmurro figura como um dos grandes clássicos da literatura brasileira, com o olhar crítico do autor sobre a sociedade nacional da época. Narrado em primeira pessoa, o romance explora temas do cotidiano e das relações pessoais, contando a trajetória das personagens no Rio de Janeiro a partir de verdades e imaginações. Para os estudantes, a obra é leitura obrigatória em diversos vestibulares pelo Brasil.
2. Macunaíma (Mario de Andrade)
Romance de 1928, Macunaíma é uma das grandes obras modernistas do Brasil e retrata as especificidades da cultura e do povo brasileiro. No livro, Macunaíma é um índio que representa as pessoas do Brasil em seus mais diferentes aspectos e hibridismos, demonstrando o contraste do personagem com a cidade grande de São Paulo.
Macunaíma já teve adaptações para o cinema, histórias em quadrinhos, música e sátira e assim como Dom Casmurro, é leitura constante para vestibulares.
3. Quarto de Despejo (Carolina Maria de Jesus)
Carolina de Jesus trabalhava como catadora de material reciclável e utilizava as folhas e cadernos que encontrava no lixo para escrever seus relatos. Traduzido para mais de 15 idiomas, Quarto de Despejo reproduz o diário de Carolina, em que ela narra o dia a dia de desigualdade nas comunidades pobres da cidade de São Paulo. O livro é um relato testemunhal da autora, de linguagem simples, mas que demonstra uma realidade desconhecida por muitos brasileiros.
4 Felicidade Clandestina (Clarice Lispector)
Lançado em 1971, Felicidade Clandestina reúne 25 escritos de diferentes fases da vida da autora, passando por diversos gêneros em tom autobiográfico. Uma das mais importantes escritoras brasileiras, Clarice Lispector retrata na obra recordações características da própria escrita, como detalhamento de ambientes, personagens e enredos. O filme inspirou também a criação de um curta metragem, inspirado no livro Felicidade Clandestina.