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Alunos de Produção Publicitária inovam em trabalho de tactile design
- 19 de junho de 2019
- Posted by: Juliana Lacerda
- Category: Assessoria de Imprensa Noticias
Você já ouviu falar em Tactile Design?
A maioria das pessoas não, inclusive aquelas que estão ligadas ao mundo dos projetos gráficos ou setores de comunicação.
O tactile design é uma vertente do design tradicional, este que é quase sempre elaborado 100% no computador. O tactile é pouco conhecido por alguns detalhes que o tornam quase inviável, por exemplo: o tempo de construção é prolongado, como os prazos no Brasil sempre são curtos, esse é o primeiro item para quase nunca utilizar este método. Outro fator que a maioria das pessoas negam, é o valor agregado, quando um trabalho é exclusivo e feito totalmente de forma manual, torna-se absurdamente caro. Esse estilo criativo pode ser feito em tamanhos variados, desde a medida de uma cartolina ou até mesmo proporções com mais de 3 metros de altura.
Você deve estar se perguntando agora, “então não vale a pena estudar este estilo inviável”. Bom, em um mercado competitivo, todas possibilidades são viáveis, há clientes que pagam sim por um trabalho exclusivo e nunca executado em sua cidade. Este formato é mais indicado para vitrines ou feiras e eventos onde as pessoas possam apreciar os elementos, prova disso é a loja Hermès de Amsterdã, hoje ela conta com uma vitrine decorada com esta técnica mais apurada do design. A marca Hermès oferece produtos da moda para a classe A, suas bolsas por exemplo, partem de R$10 mil até uma média de R$500 mil.
O professor de Produção Publicitária, Deivid Henrique citou que para os alunos do 3º período do curso de Produção Publicitária foi uma atividade inovadora. “A disciplina de publicidade em mídia impressa prevê várias técnicas e possibilidades nos materiais gráficos, e o ápice criativo é o tactile design, pois ele foge do tradicionalismo”, diz.
“São formas que ganham volumetria, é a arte que ganha vida. A experiência de voltar ao trabalho manual, planejar estruturas visuais em papel, utilizar técnicas de colagens, recortes e dobraduras, para se concretizar em uma obra de arte. Foi uma enorme satisfação de realizar um trabalho que quebra a barreira do design digital, algo que com certeza contribuiu para meu conhecimento acadêmico e profissional”, contou o estudante Saimon Correia.
“Este trabalho foi muito proveitoso e agradável de fazer, o professor nos desafiou a utilizar somente cola, papel e tesoura, e toda nossa criatividade, deixando livre a escolha do tema, ampliando assim nosso conhecimento e imaginação, além de proporcionar a interação entre toda a turma nos mostrando percepções diferentes e nos deixando mais unidos”, disse a aluna Jéssica Ferreira.
“Como sempre os trabalhos de final de semestre surpreendem, tanto pela criatividade como a superação para desempenha-los. Não conhecia a técnica do Tactile Design, e foi bastante empolgante descobrir as possibilidades de ser trabalhada e ainda como faz parte de uma tendência mundial. São esses desafios que dão a certeza de estar no caminho certo em uma área em que ser criativo é fundamental”, comentou a acadêmica Ana Rita.
Veja abaixo os trabalhos realizados pela turma:
Veja algumas fotos da vitrine da loja Hermès.