Notícias
Estudante de Direito participará de Parlamento Universitário
- 9 de julho de 2019
- Posted by: Juliana Lacerda
- Category: Assessoria de Imprensa Noticias
O acadêmico de Direito do Cescage, Matheus Worschech Fernandes, foi selecionado para participar do Parlamento Universitário. A avaliação foi realizada na Universidade Estadual de Ponta Grossa – (UEPG), através de uma prova objetiva e uma entrevista com o Coordenador do Projeto, Prof. Dr. Rauli Gross Júnior e a Pró-reitora Profa. Dra. Lígia de Paula Couto.
Para Matheus, o resultado foi gratificante, pois, este ano, o Parlamento Universitário recebeu 1.419 inscrições, de 12 instituições, mas, apenas 54 foram escolhidos, sendo 02 de Ponta Grossa. “O conteúdo da avaliação teve como foco as disciplinas de Direito Eleitoral e Constitucional e, embora não tenha cursado Eleitoral, a base em Constitucional foi essencial e fundamental para que pudesse obter êxito na aprovação. Essa conquista só foi possível por conta da formação acadêmica que está tendo, desde o primeiro período, no CESCAGE, com professores qualificados, sendo a maioria mestres e doutores, onde a tríade do ensino (pesquisa, ensino e extensão) é valorizada, avalia Worschech”, revelou.
O Parlamento será realizado entre os dias 18 a 26 deste mês e a posse dos deputados universitários ocorrerá no dia 18, mesmo dia em que ocorrerá a eleição da Mesa Executiva e do governador universitário. A sexta-feira, dia 19, está reservada para a definição das comissões permanentes e distribuição das proposições apresentadas pelos deputados.
O Parlamento Universitário é projeto de ensino, pesquisa e formação política que simula atividades da Assembleia Legislativa. O objetivo é oferecer aos cidadãos, em especial aos graduandos, o conhecimento e a vivência das atividades políticas do parlamento. O Parlamento Universitário adota a simulação como metodologia de trabalho. Os participantes atuam diretamente nos trabalhos parlamentares. De acordo com o regulamento, o objetivo é vivenciar o funcionamento Assembleia Legislativa e conhecer a dinâmica das instituições democráticas.