Notícias
Conheça Camila, caloura de Enfermagem ganhadora de concurso cultural do Cescage
- 3 de março de 2021
- Posted by: Juliana Lacerda
- Category: Noticias
Camila Martins do Prado, de 21 anos, é a mais nova caloura do curso de Enfermagem do Cescage. Ela foi a vencedora do concurso cultural “O Seu Futuro a uma frase de Você”, que concedeu a ela, como prêmio, uma bolsa integral durante toda a graduação. A estudante comenta que foi uma grande felicidade ter ganho o concurso, pois não teria condições de pagar a mensalidade da graduação, principalmente por estar desempregada.
“Comece uma evolução em sua mente. Escolha agora seu futuro, o Cescage cuida do presente” é a frase que garantiu a bolsa para Camila e levou três dias e várias revisões para ser elaborada. Ela explica de onde veio a inspiração para o texto: “Eu entendo que a evolução pessoal e profissional se inicia na mente, no pensamento. Para que a evolução aconteça, é preciso de um ponto de apoio. E o Cescage é este ponto que garante um futuro melhor”.
Natural de Ponta Grossa, Camila é filha de pedreiro e empregada doméstica, casada e mãe de uma menina de um ano. “Nós sempre tivemos que lutar para conquistar nossos objetivos. Meu pai teve muita garra para sustentar oito crianças”, comenta ela sobre suas motivações. Sua principal referência profissional e de vida, que a inspirou a escolher o curso, é seu irmão mais velho, enfermeiro formado pelo Cescage que atua na linha de frente do enfrentamento à pandemia.
Camila conta que desde o período da escola ela é interessada pela área de saúde e sempre admirou o trabalho de Enfermagem. Este interesse foi o pontapé para alcançar seu sonho. O seu objetivo após formada é trabalhar e especializar-se na atenção básica à população na Saúde Pública. “Durante minha vida toda, inclusive quando nasceu minha filha, fui atendida pelo SUS. Sinto que preciso agregar e melhorar este serviço de alguma forma”, comenta a estudante.
A rotina de Camila irá mudar muito e a dedicação aos estudos terá que ser dobrada. “Horários de aula, estágios, a hora que a minha filha vai dormir, com quem ela vai ficar, etc. São vários pontos pequenos que vamos aos poucos encaixando para dar tudo certo”, complementa.