Notícias
Odontologia Cescage assume parceria com o DEPEN-PR
- 20 de abril de 2022
- Posted by: Ti Cescage
- Category: Noticias
Curso realizará trabalho social com atendimentos odontológicos
O Cescage fechou parceria com a Penitenciária Estadual de Ponta Grossa – PEPG para a realização de atendimentos odontológicos vinculados ao curso de graduação em Odontologia. O trabalho faz parte de um Projeto Social que visa expandir os horizontes da formação acadêmica e promover saúde social na comunidade.
Em visita à penitenciária na manhã de ontem (19), os acadêmicos foram recepcionados pelo Diretor da unidade, William Ribas, pelo Vice-diretor Fabiano Rodrigues e pelo Chefe de Segurança Leandro Pelechate, que mostraram toda a estrutura e seções do local, além de explicarem como se dá o funcionamento do Departamento de Polícia Penal aqui da cidade.
Grato pela parceria e disposição em colocar em prática o projeto, o Diretor William explica que “a unidade é considerada referência no sistema penitenciário de todo o Paraná e tem como base estrutural interna o modelo americano, tendo como pilares, a disciplina, o trabalho e a educação para reinserção na sociedade, sendo este o grande diferencial da unidade”.
Para o Coordenador do curso de Odontologia do Cescage, Rodrigo Stanislawczuk, “o serviço social que será desenvolvido junto ao DEPEN será de grande importância para desenvolver o senso social e a ética cidadã nos alunos, colocando sempre em primeiro lugar o compromisso profissional do Dentista nas diversas realidades’, pontua o professor.
Ainda durante a visita, os acadêmicos puderam conhecer laboratórios e salas, a Clínica Odontológica e os equipamentos da Penitenciária Estadual, bem como todas as instalações ligadas à área da saúde e de segurança do local.
A acadêmica do curso, Iris Pinheiro, conta que considera extremamente importante esta oportunidade de aprender e colocar em prática a ética que será jurada na formatura. “Como profissionais de saúde responsáveis por atender e tratar todas as pessoas sem distinção ou preconceito, estou realmente grata por essa oportunidade única que estamos tendo, de estar de frente com uma realidade diferente da nossa e podermos de alguma forma ajudar as pessoas que precisam”.
O seu colega Otavio de Souza Carneiro também acha que o projeto irá contribuir grandemente para a formação e experiência: “uma ideia muito boa porque tenho a certeza que vamos pegar muita prática com os atendimentos que estão por vir para com esses pacientes”, finaliza.