Notícias
CESCAGE realiza palestra em prol da Conscientização da Cessação do Tabagismo
- 11 de setembro de 2025
- Posted by: Thayna Woruby
- Category: Noticias

Evento aconteceu no Mini-auditório do CESCAGE, em Ponta Grossa – PR.
Na última quinta-feira, 4 de setembro, os colaboradores do CESCAGE participaram da palestra “Desmascarando a Indústria do Tabaco”, conduzida pela Dra. Flávia de Brito Pedroso. O evento reuniu professores, coordenadores de cursos e outros colaboradores da instituição, proporcionando momentos de reflexão e aprendizado sobre os riscos do tabagismo e as estratégias da indústria do tabaco para estimular o consumo.
A Dra. Flávia de Brito é farmacêutica graduada pela UEPG, com especializações em Análises Clínicas, Farmacologia Clínica e Acupuntura, além de Mestrado e Doutorado em Ciências Farmacêuticas. Atua na Cuidado Farmacêutico Clínico e Integrativo, possui experiência no ensino técnico, superior e de pós-graduação, e na Saúde Coletiva. Desde 2018, integra a Fundação Municipal de Saúde de Ponta Grossa. Compõe o Núcleo Docente Assistencial Estruturante (NDAE) da Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da FMS, o Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade Sagrada Família e o Conselho Municipal de Saúde de Ponta Grossa. Atualmente, é coordenadora da Seccional de Ponta Grossa do Conselho Regional de Farmácia do Paraná (CRF-PR).
A palestra foi marcada por relatos emocionantes: histórias de superação do tabagismo, mas também relatos de dor, com casos de doenças pulmonares, cardíacas e das consequências que tanto o cigarro quanto os DEF’s (Dispositivos Eletrônicos para Fumar) trouxeram à vida de muitas famílias. Esses testemunhos deram ainda mais força ao debate e reforçaram a urgência do tema.
Mesmo com a queda no número de fumantes nas últimas décadas, o tabagismo segue como um dos maiores problemas de saúde pública no Brasil. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que mais de 8 milhões de pessoas morrem por ano no mundo devido ao uso do tabaco, sendo 1,3 milhão delas vítimas de fumo passivo.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o cigarro está ligado a mais de 50 doenças, como câncer de pulmão, doenças cardiovasculares e respiratórias crônicas.
Nos últimos anos, os Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs), como cigarros eletrônicos e vapes, passaram a preocupar autoridades. Apesar de serem vendidos como alternativas menos nocivas, estudos indicam que também oferecem riscos à saúde e aumentam a dependência de nicotina.
Durante o encontro, participantes compartilharam que conheciam pessoas interessadas em parar de fumar, mas não sabiam como ajudá-las. A palestrante então apresentou estratégias e soluções práticas, destacando o Programa Nacional de Controle do Tabagismo, coordenado pelo Ministério da Saúde/INCA. No Brasil, o programa nacional de combate ao fumo teve início com a criação da Lei 7.488. Em Ponta Grossa, o programa começou na UEPG em 2007 e, atualmente, é também desenvolvido em Unidades Básicas de Saúde (UBS).
De acordo com a palestrante, desde 2019 ela coordena grupos de Cessação de Tabagismo em Ponta Grossa. O programa tem como objetivo auxiliar fumantes e fumantes passivos a superarem o tabagismo, enfrentando as crises de abstinência de forma mais leve, é gratuito e aberto a todos os interessados: basta procurar uma UBS para receber o encaminhamento e participar das sessões. Ao longo do processo, os participantes contam com apoio multiprofissional para enfrentar a abstinência, adotar novos hábitos, fortalecer o autocontrole e até melhorar sua organização financeira, com o auxílio de ferramentas digitais indicadas pela equipe.
O evento no CESCAGE evidenciou não apenas os malefícios do tabaco, mas também o potencial transformador do apoio comunitário e das políticas públicas de saúde, mostrando que parar de fumar é possível com informação, acolhimento e acompanhamento adequado.