Notícias
CESCAGE REALIZA ENCONTRO PEDAGÓGICO COM ÊNFASE EM ESTILO DE VIDA, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E PRÁTICA DOCENTE.
- 5 de agosto de 2025
- Posted by: Thayna Woruby
- Category: Noticias

Evento aconteceu no Miniauditório – CESCAGE, em Ponta Grossa – PR..
O CESCAGE promoveu, com ampla participação de seu corpo docente, mais uma edição do Encontro Pedagógico, reforçando o compromisso institucional com o aprimoramento contínuo das práticas de ensino. O evento reuniu professores e especialistas de diferentes áreas para troca de experiências, reflexões e apresentação de estratégias inovadoras aplicadas à docência.
Durante a programação, o palestrante convidado Dr. Marcelo Rezende Young Blood, Médico Neurologista pelo Hospital de Clínicas da UTFPR, com Mestrado em Ciências Biológicas (UEPG) e Certificado em Medicina do Estilo de Vida (CBMEV/IBML), Membro da Diretoria do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida, Diretor Técnico dos HUs da UEPG, Chefe do Serviço de Neurologia e Coord. do Serviço Multiprofissional de Dor Crônica do HU/UEPG, enfatizou de forma aprofundada como os hábitos diários impactam diretamente a saúde física e mental, destacando fatores como qualidade do sono, impactos do trabalho excessivo, alimentação equilibrada, prática regular de exercícios físicos e a importância de reservar tempo para lazer e descanso. Ele também mencionou fontes complementares, como o livro 10% Humano, o documentário sobre viver até 100 anos.
Sua fala cita que a saúde cerebral vai além da ausência doenças, pois ela envolve manter o cérebro funcionando bem em áreas como raciocínio, memória, emoções e coordenação. Com ambientes saudáveis, segurança, conexões sociais e aprendizado contínuo o fortalecimento cerebral ocorre de maneira eficaz, assim como o acesso a cuidados médicos adequados também auxiliam na saúde. Pois, estilo de vida influencia diretamente sua saúde, os hábitos citados pelo Dr. protegem contra doenças como AVC e demência.
O Coord. do Curso de Odontologia do CESCAGE – Elcy Arruda, Mestre em Odontologia, fez sua contribuição diante da temática: IA – Inteligência Artificial | Segurança e Prompt, ressaltando dicas de como manter-nos seguros em meio a essa febre. Em sua fala, alertou para os cuidados necessários no uso dessas ferramentas, evitando a exposição de dados sensíveis, e apresentou novas plataformas de IA que podem ser utilizadas de forma integrada para potencializar resultados. Elcy compartilhou estratégias práticas de uso de IA e de Engenharia de Prompt, oferecendo aos docentes novas possibilidades para a criação de planos de aula e aprimoramento das práticas pedagógicas.
Durante a palestra, o Coord. comenta que a Engenharia de Prompts é a habilidade de criar instruções claras e específicas para guiar a Inteligência Artificial, funcionando como um roteiro para que a IA saiba o que fazer, garantindo respostas mais precisas e economizando tempo. A IA depende de comandos bem estruturados para entregar seu melhor desempenho, quanto mais claro o prompt, melhores serão os resultados. Elcy também explica o que são os tokens, referindo-se como pequenas pílulas de informação que a IA usa para entender e responder, onde cada palavra, símbolo ou pedaço de texto ocupa um certo número de tokens – há um limite para o que ela consegue processar de uma vez.
As técnicas como No Zero‑Shot, No Few‑Shot, Chain‑of‑Thought e Tree of Thoughts, auxiliam à aproveitar melhor esse limite.
Ele também disserta sobre as melhores Inteligências Artificiais e seus usos mais adequados.
O CESCAGE também aproveitou o momento para reforçar sua postura inovadora: destacando-se por oferecer formação continuada com suporte tecnológico e visão integrada, preparando seus docentes para atuar em um cenário digital em constante evolução. Essa postura reforça sua visão como uma instituição dinâmica, capaz de se adaptar às demandas contemporâneas e oferecer suporte tanto técnico quanto humano aos docentes.
Além disso, a Instituição valoriza o cuidado integral com seus professores, não se limitando ao aprimoramento metodológico, mas promovendo também iniciativas de saúde e qualidade de vida, onde entende-se que o desempenho docente está diretamente ligado ao bem-estar físico e mental, por isso integra em suas políticas de formação ações voltadas à promoção de estilo de vida saudável, gestão de estresse e equilíbrio entre trabalho e descanso.
O Encontro Pedagógico 2025-2 foi marcado por momentos de integração, troca de ideias e fortalecimento dos laços entre os professores, reafirmando a importância da formação continuada como ferramenta essencial para a excelência acadêmica.