Notícias
Estudante do Cescage desenvolve projeto arquitetônico para Centro Cultural de Irati
- 6 de dezembro de 2018
- Posted by: Juliana Lacerda
- Category: Assessoria de Imprensa Noticias
A estudante de Arquitetura e Urbanismo das Faculdades Cescage, Vanessa Pâmela Leuch, foi aprovada no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), com a apresentação do projeto de uma nova proposta arquitetônica para o Centro Cultural Denise Stoklos, que fica em Irati. A obra do Centro Cultural Denise Stoklos foi iniciada em 2007 e planejada para ser finalizada em 2010, mas foi paralisada devido a mudanças de gestão do governo estadual. No momento, o espaço serve de moradia para famílias indígenas e para moradores de rua, correndo o risco de ser usado para atividades ilícitas.
A estudante explicou que a proposta arquitetônica se inicia com a recuperação e reforma do edifício existente e com a implantação de um novo bloco, com o objetivo de oferecer um espaço a mais para a população, através de lazer, convívio, cultura e ensino. “O conceito do projeto surge através da ideia de resgate da edificação – a união entre o velho e o novo – e a soma dos edifícios. A ideia é unir os dois blocos através de um hall principal, onde a ligação dos dois será feito através de passarelas que se interligam dando acesso ao Memorial Denise Stoklos (artista e dramaturga, homenageada pelo projeto), e também através de uma praça que transpassa a edificação internamente, gerando uma ampla área de lazer”, revelou.
Relevância para Irati
Segundo a acadêmica Vanessa Pâmela Leuch o projeto é de extrema importância, por estar tendo a oportunidade de oferecer uma solução para esse problem. A edificação tem muita relevância para a cidade e atualmente está em estado de abandono e oferecendo riscos a população. “Além do gasto que se teve para iniciar o projeto e que atualmente encontra-se sem utilidade alguma, através disso se o projeto realmente fosse elaborado traria muitos benefícios para a população e região, priorizando o desenvolvimento da cultura, oferecendo espaços de lazer, áreas recreativas e também contribuindo para o ensino. Também poderia trazer lucro e gerar renda para a cidade. Nesse momento me sinto muito honrada em poder estar contribuindo de alguma forma com essa iniciativa e oferecendo uma solução através do meu trabalho”, contou.
Segundo o orientador do TCC, professor Allex de Paula Pietrobelli, o trabalho consiste em uma intervenção arquitetônica no projeto já existente do arquiteto cutitibano Rubens Meinster autor do Teatro Guaíra de Curitiba. “A aluna se inspirou em projetos contemporâneos e de alta qualidade técnica como a Sede do SEBRAE em Brasília (de Álvaro Puntoni) e a biblioteca de Puc (SPBR Arquitetos). Ela propõe a requalificação do lugar com a inserção de atividades voltadas à arte, música e leitura, diretamente relacionadas ao bem estar individual e coletivo. O projeto da acadêmica, além de contribuir para o desenvolvimento local, estabelece um marco de referência cultural e artística da cidade e região”, comentou.