Formaturas

FomATURAS

A colação de grau é um ato oficial, solene, público e obrigatório. Portanto, integra as atividades do curso e do calendário acadêmico. Neste setor, você, formando, encontrará todas as informações necessárias para que sua formatura seja um sucesso!

Qualquer dúvida, pode ser esclarecida na Coordenação de Extensão.

Telefone: (42) 3219-8016
E-mail: andre.trentin@cescage.edu.br

ADMINISTRAÇÃO
Prometo dignificar minha profissão consciente de minhas responsabilidades legais. Observar o código de ética, objetivando o aperfeiçoamento da ciência da administração, o desenvolvimento das instituições e a grandeza do homem e da pátria.
Assim o Juro

AGRONOMIA
Prometo, no exercício da minha profissão de Engenheiro Agrônomo, consciente da responsabilidade que me é confiada, dar à nossa terra mais do que ciência e técnica, algo vindo do coração, sabendo respeitar sua riqueza e tendo a sensibilidade de suprir suas necessidades, procurando, sempre, com fé, honra e ética profissional, a plena execução de meus deveres, seguindo os ditames da minha consciência, honrando o legado de meus pais e mestres, em perfeita harmonia entre os homens e a natureza”.
Assim o Juro

ARQUITETURA E URBANISMO

Juro que, no cumprimento do meu dever de arquiteto urbanista, empregarei a ciência com dignidade, dinamismo e respeito, participando com amor e empenho nas grandes e pequenas obras, não me deixando cegar pelo brilho excessivo da tecnologia, nem me esquecendo de que a opção de trabalho se fará a partir da visão de justiça e ética que em mim se fizer presente. Defenderei a natureza, procurando projetar ou construir com critério e segurança, evitando a destruição da plenitude do equilíbrio ecológico. Colocarei então meu conhecimento científico voltado para o desenvolvimento e bem-estar da humanidade. Assim sendo, estarei em paz comigo e com Deus.

Assim o Juro.

DIREITO
Juro, no exercício das minhas funções e do meu ofício, respeitar os princípios éticos e morais sobre os quais se assentam as leis e a justiça, valendo-me deles para assegurar aos homens os seus direitos fundamentais e intocáveis, preservando os bons costumes e nunca faltando à causa da humanidade. Prometo, fazer da minha tarefa uma luta pela liberdade, em a qual o direito não sobreviverá. Acima de tudo, fazer da lei um abrigo dos cidadãos e do direito o meio de alcançar a justiça!
Assim o Juro

ENFERMAGEM
Prometo dedicar minha vida profissional a serviço da humanidade, respeitando a dignidade e os direitos da pessoa humana, exercendo a Enfermagem com consciência e fidelidade; guardar os segredos que me foram confiados; respeitar o ser humano desde a concepção até depois da morte; não praticar atos que coloquem em risco a integridade física ou psíquica do ser humano, atuar junto a equipe de saúde para o alcance da melhoria da qualidade de vida da população; manter elevados os ideais de minha profissão, obedecendo os preceitos da ética, da legalidade e da moral, honrando seus prestígios e suas tradições.
Assim o Juro

ENGENHARIA CIVIL

Juro honrar o grau que solenemente recebo, exercendo a profissão de engenheiro civil com ética, dignidade e respeito à vida e ao meio ambiente. Com meu conhecimento científico e tecnológico, buscarei contribuir para o desenvolvimento socialmente justo do brasil e para a prosperidade da humanidade.

Assim o Juro.

ENGENHARIA ELÉTRICA
Prometo, exercer a profissão de engenheiro eletricista, fiel aos preceitos de sua
ética, com honestidade e firmeza de propósito. Prometo, dar o melhor de mim, a dignidade, a honra e a fé, para elevar o homem e o meio onde ele vive.
Assim o Juro

FARMÁCIA
Prometo que, ao exercer a profissão farmacêutica, mostrar-me-ei sempre fiel aos preceitos da honestidade, da caridade e da ciência. Penetrando no interior dos lares, meus olhos serão cegos, minha língua calará os segredos que me forem revelados, os quais terei como preceito de honra. Nunca me servirei da profissão para corromper os costumes ou favorecer o crime. Se eu cumprir este juramento com fidelidade, goze eu, para sempre, e também a minha vida e a minha arte, de boa reputação entre os homens. Se o infringir ou dele me afastar, suceda-me o contrário.
Assim o Juro

FISIOTERAPIA
Juro, ao exercer a arte de reabilitar, mostrar-me-ei sempre fiel aos preceitos da honestidade, da caridade e da ciência. Penetrando no interior dos lares, meus olhos serão cegos, minha língua calará os segredos que me forem revelados, os quais terei como preceito de honra. Nunca me servirei da profissão para corromper os costumes ou favorecer o crime. Se eu cumprir este juramento com fidelidade, goze eu, para sempre, a minha vida e a minha arte de boa reputação entre os homens. Se o infringir ou dele me afastar, suceda-me o contrário.
Assim o Juro

NUTRIÇÃO
Prometo exercer a profissão de Nutricionista com dignidade e competência, valendo-me da ciência da Nutrição em benefício da saúde do homem, sem discriminação de qualquer natureza. Prometo, ainda ser fiel às leis do país, respeitar os princípios da moral e da ética e cumprir, fielmente, este juramento, para o sucesso da minha profissão.
Assim o Juro

MEDICINA VETERINÁRIA
Sob a proteção de Deus prometo que, no exercício da Medicina Veterinária, cumprirei os dispositivos legais e normativos, com especial atenção ao código de ética, sempre buscando uma harmonização perfeita entre ciência e arte, para tanto aplicando os conhecimentos científicos e técnicos em benefício da preservação e cura de doenças animais, tendo como objetivo o homem. E prometo tudo isso fazer, com o máximo respeito à ordem pública e aos bons costumes, mantendo o mais estreito segredo profissional das informações de qualquer ordem, que, como profissional tenha eu visto, ouvido ou lido, em qualquer circunstância em que esteja exercendo a profissão.
Assim o Juro

TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO PUBLICIDADE

Como comunicólogo prometo buscar meus ideais, seguindo a meta de trabalho livremente escolhido por mim. E da mesma maneira, comunicar com ética, honestidade e responsabilidade aquilo que me foi transmitido. Prometo remover todos os obstáculos que impeçam a aproximação cada vez maior entre os seres, e fazer com que possam compreender a transcendência da comunicação e sua função na sociedade e na humanidade.

Assim o Juro.

TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA

A grandeza de nossa profissão se revela quando contribuímos para melhorar a Qualidade de vida dos seres vivos. Por acreditar nesse processo, que prometemos honrar a radiologia exercendo nosso ofício com sabedoria e dignidade. Procuraremos nos dedicar permanentemente ao aperfeiçoamento de nossos conhecimentos técnicos e científicos, auxiliando na promoção do bem estar da Humanidade e seguindo com confiança, coragem e coerência nosso ideal que agora se chama profissão. Prometemos, ainda, jamais esquecer que a vida é a nossa prioridade, sendo merecedora de todo nosso respeito e carinho, sempre nos orientando a partir dos preceitos éticos e legais da nossa profissão. Esta é a nossa vontade, este é nosso juramento.

Assim o Juro.

PSICOLOGIA

Como psicólogo, eu me comprometo a colocar minha profissão a serviço da sociedade brasileira, pautando meu trabalho nos princípios da qualidade técnica e do rigor ético. Por meio do meu exercício profissional, contribuirei para o desenvolvimento da psicologia como ciência e profissão na direção das demandas da sociedade, promovendo saúde e qualidade de vida de cada sujeito e de todos os cidadãos e instituições.

Assim o Juro.

ODONTOLOGIA
Prometo, que ao exercer a arte de curar, mostrar-me-ei sempre fiel aos preceitos da honestidade, da caridade e da ciência. Penetrando no interior dos lares, meus olhos serão cegos, minha língua calará os segredos que me forem revelados, os quais terei como preceito de honra. Nunca me servirei da profissão para corromper os costumes ou favorecer o crime. Se eu cumprir este juramento com fidelidade, goze eu, para sempre, a minha vida e a minha arte, de boa reputação entre os homens. Se infringir ou dele me afastar,
suceda-me o contrário.
Assim o Juro