Pesquisa

PESQUISA

Objetivo

• Aprimorar o processo de formação dos acadêmicos;
• Contribuir para a pesquisa básica e aplicada;
• Desenvolver a cultura científica na instituição;
• Desenvolver nos acadêmicos a racionalidade científica;
• Despertar a identidade profissional no acadêmico através da prática científica;
• Estimular o acadêmico na formação continuada – pós-graduação;
• Estimular os docentes na prática da orientação à pesquisa;
• Incentivar a participação dos acadêmicos em projetos e/ou grupos de pesquisa;
• Instigar as práticas multi e transdisciplinares na pesquisa;
• Produzir conhecimento que contribua com o desenvolvimento regional;
• O acadêmico integrante do Programa de Iniciação Científica está vinculado a um projeto de pesquisa que é parte de um dos Núcleos de Estudos e Pesquisas sob orientação de um professor–pesquisador.
• Paralelamente, também é possível o financiamento da pesquisa através do estabelecimento de parcerias e convênios incluindo-se aqui cotas de bolsas, suporte econômico para a sua operacionalização que possuem suas bases em dois níveis: externo e/ou interno;

Linhas de Pesquisa

Área de Ciências Sociais e Humanas

  • Administração: Estratégias Organizacionais; Gestão Estratégica de Pessoas.
  • Direito: Direito Processual, Tribunais e Acesso à Justiça; Estudos Contemporâneos de Direito Privado; Estudos Contemporâneos de Direito Público; Teoria da Estado e Constitucionalismo; Teoria dos Direitos Fundamentais; Direito Internacional e Efetividade dos Direitos Humanos.
  • Tecnologia em Produção Publicitária: Comunicação, Organização e Sociedade; Marketing e Empreendedorismo; Criação, Produção e Design.

Área de Ciências Agrárias e Tecnologia

Agronomia: Fitotecnia; Manejo Pós-Colheita; Manejo Sustentável de Solos; Manejo em Fitossanidade e Impacto Ambiental.
Arquitetura e Urbanismo: Estudos sobre Políticas, Religião e Cultura; Geoprocessamento e Gestão Ambiental; Planejamento Urbano e Meio-Ambiente.
Engenharia Civil: Projetos de Engenharia: Estradas, Ferrovias, Hidrovias, Portos e Aeroportos; Planejamento Urbano; Desenvolvimento do Processo Construtivo.
Engenharia Elétrica: Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica; Sistemas Eletrônicos e Telecomunicações; Informática e Automação Industrial; Fontes Renováveis de Energia e Energia Alternativa; Medição e Equipamentos Elétricos.
Medicina Veterinária: Clínica e Patologia Veterinária; Biotecnologia; Produção Animal.

Área de Saúde

Enfermagem: Cuidado de Enfermagem na Saúde da Mulher, da Criança e Adolescente; Cuidado de Enfermagem na Saúde do Adulto; Cuidado de Enfermagem na Saúde do Idoso; Saúde Mental; Epidemiologia; Avaliação e Atenção a Saúde; Administração e Gestão em Enfermagem; Educação Permanente; Promoção da Saúde do Trabalhador.
Farmácia: Saúde Pública; Produtos Naturais; Fármacos e Medicamentos.
Fisioterapia: Abordagem Fisioterapêutica nas Afecções do Sistema Músculo Esquelético e Neurológico; Disfunções Temporo-Mandibulares; Intervenção Fisioterapêutica no Diagnóstico, Tratamento ou Prevenção de Afecções Cardiorrespiratórias.
Nutrição: Nutrição para Coletividades Sadias; Nutrição e Qualidade de Vida; Pesquisa em Alimentos; Nutrição para Grupos de Risco Nutricional.
Odontologia: Saúde do adulto e do idoso; Saúde da criança e da mulher; Saúde pública; Odontologia Clínica; Diagnóstico Bucal; Radiologia Odontológica; Materiais Dentários; Terapêutica Clínica; Disfunções temporo-mandibulares; Ortodontia.
Psicologia: Análise e Evolução do Comportamento; Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações; Psicopatologia Clínica e Psicologia da Saúde.
Tecnologia em Radiologia: Qualidade em Radiologia; Imagem Radiográfica; Gestão Focada na Radiologia.

PROJETO DE PESQUISA

Modelos de Pesquisa

Coordenador de Pesquisa

Prof.º M.Sc André Luis Trentin Scremin

Fone: (42) 98419-8456 / Ramal: (42) 3219-8055

E-mail: [email protected]