Notícias
Curso de Psicologia do Cescage é pioneiro do ensino sobre a terapia com animais
- 5 de março de 2021
- Posted by: Juliana Lacerda
- Category: Noticias
O curso de Psicologia do Cescage é o único do Brasil que conta com a disciplina de Terapia Assistida por Animais (TAA) em sua grade. O objetivo da TAA é ensinar os acadêmicos a trabalhar as emoções humanas através dos animais.
Em outras palavras, a metodologia da disciplina envolve estimular a interação entre animais de estimação e pessoas que sofram determinados transtornos mentais a fim de proporcionar uma melhora em seu quadro e garantir certa qualidade de vida a elas. A prática é baseada em estudos que evidenciam que ao interagir com animais, o corpo do indivíduo libera hormônios, como a endorfina, que ajudam na recuperação dos problemas.
A médica veterinária e professora da disciplina, Dra. Érika Zanoni Fagundes Cunha, explica que a TAA é recomendada para pessoas que sofrem de transtornos como depressão, ansiedade, TOC, Transtorno de Estresse Pós-Traumático, Transtorno do Espectro do Autismo e problemas relacionados à falta de autoestima. Ela comenta que os animais de estimação mais indicados para manejar em sessões de TAA são cachorros, coelhos e pássaros.
A coordenadora do curso de Psicologia do Cescage, prof. Maria Inês Gonzalez, complementa que a terapia com animais é especialmente recomendada para os públicos infantil e de terceira idade. “Para as crianças é um estímulo importante, devido à formação dos hormônios. Para os idosos é uma forma de combater a solidão, o abandono e os problemas decorrentes disso”, explica.
A disciplina é teórico-prática e é integrada ao projeto Mascotes da Alegria, cuja coordenadora é a professora da matéria, dra. Érika Zanoni Fagundes Cunha. O projeto atua há dez anos com visitas a creches, casas de repouso e instituições sociais, com intuito de promover o bem-estar à comunidade através da interação com pets dos voluntários.
Para a formação dos acadêmicos, a inserção da disciplina de TAA na grade curricular proporciona mais conhecimentos e habilidades de atuação em um campo do conhecimento em constante transformação”, explica a professora Maria Inês Gonzalez. A disciplina é optativa e disponível nos 5° e 9° período do curso.