TCC

NÚCLEO TCC

 

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é obrigatório quando exigido nas diretrizes curriculares nacionais, fixadas pelo MEC. Cada IES pode, contudo, inserir no currículo de qualquer de seus cursos de graduação a referida atividade como obrigatória e indispensável à obtenção de diploma.
Pode ser desenvolvido sob diversas formas: monografia, artigos, relatórios, estudos de caso, projeto experimental e trabalhos acadêmico-científicos diversos. Será obrigatoriamente individual quando exigido nas diretrizes curriculares nacionais, fixadas pelo MEC. Quando não houver essa exigência, poderá ser realizado em dupla ou grupo. Não há nenhuma norma, expedida pelo MEC, estabelecendo as regras para TCC ou similar. Cada IES tem autonomia de fixar as normas próprias, obedecidas as diretrizes curriculares nacionais.
No Regulamento Geral das Faculdades Integradas dos Campos Gerais sobre a disciplina “Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)” é compreendida como atividade curricular obrigatória nos Cursos de Graduação do Centro de Ensino Superior dos Campos Geral (CESCAGE).
A disciplina TCC consiste na elaboração de trabalho final de graduação, abordando temas relacionados às disciplinas profissionalizantes do Curso, a ser elaborado pelo acadêmico em forma de monografia, artigo ou relatório, projeto experimental ou relatório, sob a orientação de um professor e aprovado por uma Banca Examinadora. Em cada semestre em que a disciplina de TCC for oferecida, o acadêmico será avaliado e receberá uma nota, observadas as normas da Instituição quanto à nota mínima para aprovação.
O TCC além da finalidade regimental de integralizar o currículo pleno do Curso tem como objetivos gerais: dinamizar as atividades acadêmicas; estimular a iniciação científica; desenvolver atividades de pesquisa e extensão; demonstrar a habilidade adquirida durante o Curso; aprimorar a capacidade de interpretação e crítica bibliográfica.

documentação